Editar um nó
Um perfil de saída usa um conjunto de pontos de dados chamado de nós. Um nó representa uma cor amostrada em diversos locais no espaço de cores de um perfil.
Para cores que não correspondem exatamente à cor de um nó, o Profile Editor infere cores, supondo-se que as transições da cor de um nó para outro são suaves e contínuas. Dessa forma, um número relativamente pequeno de nós pode representar todo o espaço de cores (um número muito elevado de cores).
O Profile Editor representa o Índice de nós como Eixo 1, Eixo 2 e Eixo 3. Os eixos correspondem a L, a e b ou X, Y e Z, dependendo do modelo utilizado pelo Espaço de conexão de perfis (PCS) do perfil que está sendo editado.
Digitar um valor no campo Neutro localiza o nó no eixo neutro e ajusta os valores dos Eixos 1, 2 e 3 para que eles correspondam. É possível aumentar ou diminuir o valor neutro para exibir os nós associados a diferentes níveis de cinza.
Para qualquer índice de nó, são exibidas as coordenadas das cores de origem e saída associadas ao índice.
Uma edição de nós tem o menor efeito de todos os tipos de edição e altera apenas um nó do perfil. (A edição de nó altera somente o relacionamento da cor em um nó com as cores ao redor dele e afeta as transições de cores nas proximidades do nó). Para fins de comparação, uma edição de cor seletiva afeta pelo menos oito nós.
Um exemplo do uso de uma edição de nó é ajustar as cores neutras (a=b=0) de um perfil. Esses ajustes normalmente são muito pequenos.