Especificar configurações de separação
As configurações de separação controlam a forma de lidar com preto na saída. Você pode editar controles de preto de perfis CMYK. Se estiver criando um perfil RGB, as configurações de separação não serão exibidas.
- Na janela Aplicar configurações, clique em Editar controles de preto.
- Defina os seguintes valores na janela Editar controles de preto:
Tinta total máxima - Define a quantidade total de tinta permitida para os quatro canais: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. O valor máximo é 400%, que corresponde a 100% para cada canal. Tipos diferentes de dispositivos de saída possuem valores padrão de total de tinta máximo. A configuração padrão é um valor adequado para o tipo de impressora cujo perfil está sendo criado. Recomendamos começar com o padrão.
Tinta preta máxima - Define a quantidade total de tinta permitida para preto. É possível reduzir esse valor a partir de 100% caso ele produza efeitos indesejáveis, como uma diferença indesejada entre o preto e as outras cores. A configuração padrão é um valor adequado para o tipo de impressora cujo perfil está sendo criado. Recomendamos começar com o padrão.
Início do preto - Define o percentual mínimo de tinta preta introduzida na mistura de tintas criando uma cor de tom específico. Esse valor pode ser alterado para ajustar a estabilidade do equilíbrio de cinza ou reduzir a granulação em realces, quando a tela de preto estiver granulada.
Geração de preto - Também conhecida como transição de preto. Ajusta até que ponto a tinta preta substitui misturas de ciano, magenta e amarelo. Ao imprimir em uma impressora gráfica, utilizar uma tinta em vez de três reduz o conteúdo de umidade no substrato subjacente e os custos, pois a tinta preta é mais barata do que tintas coloridas. Se a geração de preto for configurada com um valor mais baixo, somente tons neutros e pastéis terão as cores removidas e substituídas por preto. Se a geração de preto for configurada com um valor mais alto, as cores mais saturadas também são afetadas.
Configure a opção Início do preto antes de Geração de preto. O parâmetro Geração de preto controla a saída de preto, desde o Início do preto até o valor Tinta preta máxima.
Aumentar preto nas sombras - Em algumas impressoras, adicionar ciano, magenta e/ou amarelo à tinta preta pode tornar o valor de preto mais claro, em vez de mais escuro e intenso. Ajuste essa configuração para tornar mais agradável a aparência de sombras em tais impressoras.
Proporção da densidade máxima de CMYK - Afeta a renderização do ponto escuro de um perfil ICC.
Se esta opção não for selecionada, o ponto escuro é determinado automaticamente. A seleção automática funciona bem na maioria das aplicações gerais.
Essa opção permite especificar a quantidade de preto no ponto escuro. Uma taxa de 0% significa que o ponto escuro do perfil contém apenas K. Uma taxa de 30% significa que o ponto escuro contém 70% K mais porcentagem adicional (a tinta total máxima) de CMY. 100% não significa necessariamente o mesmo que Desativado. Esta opção funciona bem em situações em que 100% K é mais escuro do que 400% CMYK.
A proporção da densidade máxima de CMYK afeta a Tinta preta máxima. A faixa de proporção da densidade máxima de CMYK é (100 - Tinta preta máxima) a 100.
Largura de preto - Controla a distância do eixo neutro, na qual a geração de preto é aplicada. Um valor mais alto utiliza mais preto fora do eixo; um valor menor não distancia tanto a geração de preto do eixo neutro.
Quantia de preto para ampliar a escala de cores - Para a maioria das impressoras, o valor padrão é 100%. Quando é usado tanto preto que os meios-tons de preto produzem uma aparência granulada nas cores saturadas, reduza a quantidade de preto usada aqui para reduzir a aparência granulada.