Fiery Color Profiler Suite Help

Ocultar ou mostrar navegaçãoVoltarAvançarCompartilharImprimirPDF

Aplicar configurações de perfil (para perfis que não são Fiery Edge )

Depois que fizer ou importar medições no Printer Profiler, a janela Aplicar configurações permitirá estabelecer a definição de gamut, os critérios de separação, a otimização e a condição de visualização do perfil. É altamente recomendável carregar as configurações existentes de um perfil padrão de fábrica do Fiery server e do tipo de papel (couchê ou normal) que você está criando o perfil.

Nota: As configurações disponíveis variam de acordo com os recursos da impressora.

O perfil selecionado na lista em Configurações, na janela Aplicar configurações, determinará o fluxo de trabalho de criação de perfil de cores que será usado. A interface do usuário exibe as opções disponíveis para o perfil selecionado.

Para obter mais informações sobre a tecnologia de criação de perfil de cores Fiery Edge, consulte Editar configurações de perfis para perfis Fiery Edge.

Carregar configurações

Aplique as configurações de um perfil existente.

  1. Na janela Aplicar configurações, clique em um perfil na lista Configurações. Escolha o perfil padrão de fábrica para o tipo de papel que você está criando o perfil (comum, couchê, couchê de alta gramatura, etc). O perfil padrão fornece as configurações usadas para criar o perfil de fábrica aprovado pelo fabricante da impressora para aquele tipo de papel.
    Nota: As configurações exibidas na janela Aplicar configurações são determinadas pelo perfil selecionado na lista Configurações. Para obter mais informações sobre possíveis fluxos de trabalho, consulte Aplicar configurações de perfil (para perfis que não são Fiery Edge ).
  2. Se um perfil não aparecer, clique em Importar Configurações na lista Configurações para conectar-se ao Fiery server e a seguir selecione o perfil.

Definir GCR máximo

A opção GCR máximo define automaticamente as configurações de separação (controle de preto) para maximizar o GCR (substituição de componentes cinza) do perfil.

O GCR máximo pode ajudar a melhorar o equilíbrio de cinza de impressões, obter uma melhor conformidade com os padrões de cor da indústria e maximizar a escala da saída.

Na janela Aplicar configurações, clique em GCR máximo.

Definir a otimização de perfil

A opção Otimizar precisão colorimétrica usa a otimização para melhorar a precisão colorimétrica e reduzir valores dE (também denominado ΔE ou Delta E).

Na janela Aplicar configurações , clique em Otimizar precisão colorimétrica (Recomendado para fluxos de trabalho de prova).

Definir a condição de exibição

Você pode ajustar a cor da luz ambiente em que as cópias serão destinadas a serem vistas. Recomenda-se deixar esta opção definida como D50 e sempre avaliar visualmente a qualidade da cor em uma cabine de luz D50.

Na janela Aplicar configurações, execute um dos seguintes procedimentos:
  • Clique em uma configuração na lista Valor de iluminação.

  • Clique no sinal de mais (+) para criar sua configuração usando um instrumento de medida ou especificando o valor XYZ.

Definir o Mapeamento de escala de cores

Um perfil de saída contém informações para diferentes tipos de compressão de escala de cores com intenções de renderização diferentes. As configurações de intenção de renderização controlam a forma como ocorre o mapeamento da escala de cores.

A janela Editar mapeamento de escala de cores apresenta o mapeamento colorimétrico, a mistura de saturação e o mapeamento perceptivo usados para mapeamento da escala de cores. Essas configurações se aplicam tanto aos perfis RGB quanto CMYK.

As configurações padrão das opções de mapeamento de escala de cores são recomendadas para a maioria dos perfis.

  • O mapeamento colorimétrico se aplica às intenções de renderização Colorimétrico absoluto e Colorimétrico relativo. Ele determina a correspondência entre a cor de saída e a cor de origem.

  • A mistura de saturação se aplica à intenção de renderização Apresentação.

  • O mapeamento perceptivo se aplica à intenção de renderização Fotográfica.

  1. Na janela Aplicar configurações, clique em Editar mapeamento de escala de cores.
  2. Clique em um dos seguintes itens na lista Mapeamento colorimétrico:
    • dE mais próximo (correspondência numérica mais próxima) - Define o valor da cor de saída que for mais próximo ao valor da cor de origem numericamente, em unidades de dE 76. Esta configuração geralmente produz a cor mais atraente visualmente.

    • Sombras melhoradas do dE mais próximo (para escala de cores restritas) - Define o valor da cor de saída que seja mais próximo ao valor da cor de origem numericamente, exceto que ele ajusta os valores de cores em regiões de sombra para proporcionar gradações mais suaves. Essa configuração pode melhorar os resultados ao criar um perfil na mídia com uma escala de cores pequena.

    • Matiz constante (às vezes visualmente mais agradável) - Define o valor da cor de saída mais próximo ao valor da cor de origem no mesmo matiz. Essa configuração pode produzir uma saída mais desejável do que o dE mais próximo (correspondência numérica mais próxima). Por exemplo, uma mistura de branco puro com azul puro é mais suave com esta configuração. Imagens fotográficas com um amplo intervalo de tons azul celeste também são melhor reproduzidas.

    • dE 2000 mais próximo (correspondência numérica mais próxima) - Define o valor da cor de saída que seja mais próximo ao valor da cor de origem numericamente, em unidades de dE 2000. Esta configuração geralmente produz a cor mais atraente visualmente.
  3. Execute um dos seguintes procedimentos na lista Mistura de saturação:
    • Melhorar a mistura da escala de cores (transições mais suaves) - Gera transições suaves por todo o gamut, fazendo ajustes maiores para cores mais distantes do eixo neutro.

    • Usar método de apresentação do EFI Profiler 1.5 - Preserva a continuidade, caso você tenha usado o EFI Color Profiler v1.5 para criar perfis e queira corresponder o perfil que está sendo criado a perfis existentes.

    • Saturação CIECAM - Produz cores mais naturais ao usar a intenção de renderização Apresentação, com base no modelo de aparência de cor CIE mais recente.

  4. Clique em um dos seguintes procedimentos na lista Mapeamento perceptivo:
    • Fotográfico EFI (Corresponde aos fluxos de trabalho do Fiery) - Corresponde aos fluxos de trabalho do Fiery.

    • Perceptivo (padrão ICC) - Mapeamento ICC padrão.

    • Apresentação CIECAM - Produz cores mais naturais ao usar a intenção de renderização Fotográfica, com base no modelo de aparência de cor CIE mais recente.

Especificar configurações de separação manualmente

As configurações de separação controlam a forma de lidar com preto na saída. Você pode editar controles de preto de perfis CMYK. Se estiver criando um perfil RGB, as configurações de separação não serão exibidas.

Nota: Altere as configurações de separação somente se as configurações carregadas de um perfil de fábrica, como descrito emCarregar configurações, ou se a predefinição escolhida não fornecer resultados satisfatórios. Se você optar por editar manualmente as configurações de preto, é melhor começar com as configurações carregadas do perfil de fábrica.
  1. Na janela Aplicar configurações, clique em Editar controles de preto.
  2. Defina os seguintes valores na janela Editar controles de preto:
    • Tinta total máxima - Define a quantidade total de tinta permitida para os quatro canais: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. O valor máximo é 400%, que corresponde a 100% para cada canal. Tipos diferentes de dispositivos de saída possuem valores padrão de total de tinta máximo. A configuração importada do perfil padrão de fábrica é um valor apropriado para o sistema de impressão específico cujo perfil está sendo criado.

    • Tinta preta máxima - Define a quantidade total de tinta permitida para preto. É possível reduzir esse valor a partir de 100% caso ele produza efeitos indesejáveis, como uma diferença indesejada entre o preto e as outras cores. É quase sempre desejável deixar esse valor em 100%.

    • Início do preto - Define o percentual mínimo de tinta para que a tinta preta seja introduzida na mistura de tintas, criando uma cor de tom específico. Você pode definir o ponto inicial em 10% a 25% para reduzir a granulosidade nos destaques quando a tela preta estiver granulada, aumentando o ponto inicial de preto.

    • Geração de preto - Controla a forma da curva do tom da separação de preto. Aumente esse valor para obter mais preto usado, em vez de outros pigmentos e para aumentar o contraste. Reduza esse valor se a separação de preto for muito alta em contraste.

      Defina a opção Início do preto antes de definir a opção Geração de preto. O parâmetro Geração de preto controla a saída de preto, desde o Início do preto até o valor Tinta preta máxima. Para gerar o máximo de preto, defina a Geração de preto em 99%. Não defina a Geração de preto em 100% se a tinta preta máxima também estiver definida como 100%.

    • Aumentar preto nas sombras - Em algumas impressoras, adicionar ciano, magenta e/ou amarelo à tinta preta pode tornar o valor de preto mais claro, em vez de mais escuro e intenso. Ajuste essa configuração para tornar mais agradável a aparência de sombras em tais impressoras.

    • Proporção da densidade máxima de CMYK - Afeta a renderização do ponto escuro de um perfil ICC.

      Se esta opção não for selecionada, o ponto escuro é determinado automaticamente. A seleção automática funciona bem na maioria das aplicações gerais.

      Essa opção permite especificar a quantidade de preto no ponto escuro. Uma taxa de 0% significa que o ponto escuro do perfil contém apenas K. Uma taxa de 30% significa que o ponto escuro contém 70% K mais porcentagem adicional (a tinta total máxima) de CMY. Esta opção funciona bem em situações em que 100% K é mais escuro do que 400% CMYK.

    • Largura de preto - Controla a distância do eixo neutro, na qual a geração de preto é aplicada. Um valor mais alto utiliza mais preto fora do eixo em cores saturadas; um valor menor não distancia tanto a geração de preto do eixo neutro.

    • Quantia de preto para ampliar a escala de cores - Para a maioria das impressoras, o valor padrão de 100% é suficiente. Se houver uma aparência granulada no meio tom de preto em cores saturadas, reduza a porcentagem.

Termos de uso