Fiery JobMaster-Fiery Impose-Fiery Compose

Ocultar ou mostrar navegaçãoVoltarAvançarCompartilharImprimirPDF

Definir marcas de impressora no Fiery Impose

O Fiery Impose permite definir marcas da impressora. Também é possível ativar ou desativar marcas e elementos individuais da identificação da tarefa.

O local de uma dobra em um layout é definido por uma linha pontilhada chamada de marca de dobra; o local de um corte é definido por uma linha sólida chamada de marca de corte. Marcas especializadas também definem o tamanho e os locais das margens (espaço ao redor da área de conteúdo da página); medianizes (espaço entre as páginas); e sangramentos (extensões de conteúdo além de uma marca de corte), usadas para garantir que a área impressa se estenda por todas as bordas de uma página cortada. Você pode escolher entre marcas de aparamento de estilo padrão ou marcas de estilo japonês.
  • Utilize Marcas da impressora para adicionar informações sobre os cortes, as dobras e a tarefa a todas as folhas de uma tarefa. A opção Marcas da impressora ativa as marcas da impressora globalmente em toda a tarefa. Layouts exibe somente as marcas da impressora relevantes. Se o layout não exigir a dobra da folha, as marcas de dobra não serão exibidas, mesmo se tiverem sido selecionadas.

  • Use a caixa de diálogo Marcas para ativar ou desativar marcas de aparamento, marcas de dobra e os elementos individuais da identificação da tarefa.

Nota: As marcas da impressora no fluxo de trabalho do tamanho do acabamento Definição do usuário são sempre alinhadas em relação à borda do tamanho do acabamento.

Sobre conjuntos nomeados de marcas no menu Marcas

Os conjuntos nomeados de marcas podem ser salvos no seu computador local ou podem ser um conjunto único de marcas para uma tarefa específica.

Os nomes no menu Marcas podem ser:
  • Nenhum – nenhuma marca a ser aplicada.
  • Uma lista de nomes que você usou ao salvar conjuntos de marcas em seu computador local.
    Nota: Por padrão, os nomes são classificados em ordem alfanumérica crescente.
  • Personalizado – marcas que são únicas à tarefa ou não foram salvas como um conjunto nomeado de marcas em seu computador local.

Se você abre uma tarefa com um conjunto nomeado de marcas (nomeadas, por exemplo, "Marcas azuis") e você utiliza o menu Marcas para alterar uma das configurações, o conjunto alterado de marcas é nomeado não mais de “Marcas azuis”, mas como “Personalizado”. Se você salva esse conjunto alterado de marcas, você pode dar ao conjunto um novo nome. Se você tentar nomeá-lo como “Marcas azuis”, o Fiery Impose pergunta se você deseja substituir o conjunto existente nomeado como “Marcas azuis”.

Se você altera as configurações em “Marcas azuis” depois de salvar uma tarefa, quando você abre em seguida essa tarefa, o nome do conjunto de marcas é exibido como “Personalizado”. Se você exclui um conjunto nomeado de marcas depois de salvar uma tarefa, quando você abre em seguida essa tarefa, o nome do conjunto de marcas é exibido como “Personalizado”, mas as configurações na tarefa não são perdidas.

Nota: Os conjuntos nomeados de marcas que você cria são salvos em seu computador local. Os nomes dos conjuntos de marcas não são transferidos entre computadores de usuário. Por exemplo, você pode criar um conjunto de marcas nomeado “Marcas azuis” em seu computador local e atribui-lo a uma tarefa. Outro usuário abre essa tarefa em seu computador local. Mesmo que o outro usuário igualmente tenha um conjunto de marcas nomeado “Marcas azuis” em seu computador, o conjunto de marcas na sua tarefa ainda é exibido como “Personalizado” no menu Marcas no computador dele.

Nomear, salvar e reutilizar os conjuntos de marca

Você pode aplicar configurações e nome de marca, salvar e reutilizar conjuntos de marca, incluindo estilo, valor horizontal, valor vertical, tipo do pincel, espessura do pincel e cor do pincel.

Insira o contexto de sua tarefa aqui (opcional).
  1. Selecione Definir no menu Marcas.
  2. Na janela Marcas exibida, adicione marcas de impressora ou objetos personalizados no layout da folha e clique em Salvar.

    Uma mensagem é exibida solicitando que você nomeie o conjunto de marcas.

  3. Nomeie o conjunto de marcas. Esse nome será exibido no menu Marcas no futuro, permitindo que você utilize o conjunto nomeado de marcas para tarefas futuras.
  4. Clique em OK na janela Marcas para aplicar o conjunto de marcas para a tarefa atual.

    Para excluir um conjunto de marcas, selecione o conjunto que você deseja excluir do menu Marcas e clique no ícone da Lixeira.

Definir as marcas da impressora

Você utiliza a caixa de diálogo Marcas para configurar as marcas da impressora.

  1. No painel Configurações, clique na lista suspensa Marcas e selecione Definir...
  2. Utilize as abas Cortar, Dobrar, Identificação da tarefa, Texto para página em branco e Marca de registro e código de barras para especificar as configurações.
Nota: A Identificação da tarefa para tarefas VDP exibe informações distintas de tarefas não VDP.

Definir marcas de corte

Use o separador Cortar para definir as marcas de aparamento.

  1. Clique no separador Cortar.
  2. Marque a caixa de seleção Imprimir marcas cortadas.
  3. Selecione no menu Estilo:
    • Padrão – Imprime as marcas em formato de estilo ocidental padrão (marcas únicas nos cantos). Essa é a configuração padrão.
    • Japonês - Imprime marcas em formato de estilo japonês (marcas nos cantos e no centro de cada lado da página).

      Se o valor de sangramento for 0, as marcas japonesas serão uma linha, similar ao estilo padrão. Se um valor de sangramento for definido, duas marcas de corte serão exibidas para indicar o aparamento e a sangria.

  4. Defina o seguinte para as marcas de aparamento impressas:
    • Defina o comprimento horizontal e vertical da marca de 1 a 216 pontos.

    • Defina com pontos ou sólido como tipo de Traço.

    • Defina a largura do Traço de 1/4 a 3 pontos.

    • Defina a cor do Traço.

    • Nos campos Deslocamento horizontal e vertical, insira os valores de -72 a +72 pontos, -1,0 a 1,0 pol. ou -25,4 a 25,4 mm.

Definir marcas de dobra

O separador Dobrar permite definir o comprimento e a aparência da marca da dobra, e desativa marcas individuais.

  1. Na caixa de diálogo Marcas, clique no separador Dobrar.
  2. Marque a caixa de seleção Imprimir marcas dobradas.
  3. Selecione uma das seguintes opções:
    • Defina o comprimento horizontal e vertical das marcas de 1 a 216 pontos.

    • Defina o Tipo de pincel das marcas de dobra como com pontos ou sólido.

    • Defina a espessura do pincel de 1/4 a 3 pontos.

    • Defina a cor do pincel.

Definir atributos de identificação da tarefa

A guia Identificação da tarefa permite definir o conteúdo e o local da identificação da tarefa. (O conteúdo da identificação da tarefa para tarefas VDP difere de tarefas não VDP).

  1. Clique na guia Identificação da tarefa.
  2. Clique nas caixas de seleção (como Nome da tarefa e Informações da folha) para exibir as informações associadas à identificação da tarefa.

    Informações da folha de tarefas padrão incluem o número da folha e as informações da superfície (frente/verso).

    Para tarefas VDP, também é possível clicar na caixa de seleção Output sheet number (Número da folha de saída), que exibe o número da folha absoluto. Se o número total de folhas impressas for 500, o número da folha absoluto será de 1 a 500.

  3. Clique na área em que você deseja colocar a identificação.
  4. Clique em Horizontal ou Vertical para definir se a identificação da tarefa é colocada na horizontal ou na vertical na folha.
  5. Se desejado, digite os valores de deslocamento X e Y.

    O deslocamento é medido a partir do ponto de origem.

Definir texto para página em branco

Use a guia Texto para página em branco para definir o que aparece nas páginas em branco implícitas.

  1. Clique na guia Texto para página em branco.
  2. Insira o texto que deseja que apareça em quaisquer páginas em branco implícitas.
  3. Selecione o texto para Imprimir texto para página em branco.

Definir cruzes de registro e código de barras no Fiery Impose

Seu layout imposto pode incluir uma cruz de registro, um código de barras ou ambos. Essas opções permitem compensação automática de variação e configuração de máquina para dispositivo de acabamento off-line Duplo.

A posição da marca de registro determina a borda da folha que será puxada pela impressora, pois o dispositivo de acabamento Duplo requer que a marca esteja à direita da borda a ser puxada, na superfície superior da folha.

  1. Na caixa de diálogo Marcas, clique na guia Marca de registro e código de barras.
  2. Clique em uma das seguintes opções no campo Tipo de dispositivo:
    • Duplo DC-646 (código de barras de 2 dígitos)

    • Duplo DC-646 (código de barras de 3 dígitos)

    • Personalizado

    • [Nome do perfil do dispositivo instalado pelo usuário]

  3. Clique em uma das seguintes opções no campo Imprimir:
    • Não imprimir, que é o padrão

    • Marca de registro apenas

    • Somente código de barras

    • Marca de registro e código de barras

    As opções neste menu suspenso são exibidas ou ocultas com base nos recursos do dispositivo.
  4. Se você definiu Marca de registro apenas, configure o seguinte:
    • Posição – O local da marca de registro na folha.

    • Comprimento da marca e Largura da marca – O comprimento possível é de 5 a 10 mm. A largura possível é de 0,4 a 1,6 mm.

    • Deslocamento da marca – O deslocamento vertical e horizontal para a posição da marca. O padrão para borda de alimentação e borda direita é 5 mm. O intervalo possível é de 3 a 15 mm para cada um.

    • Deslocamento de layout – valor para mover o layout para fora da borda de alimentação da folha para acomodar a marca de registro e o código de barras. O intervalo possível é de 0 a 30 mm.

  5. Se você definiu Somente código de barras, configure o seguinte:
    • Posição – Local do código de barras na folha.

    • Os valores de Texto do código de barras e Tipo de código de barras variam com base no valor selecionado no menu suspenso Tipo de dispositivo

      • Se você definir Duplo DC-646 (código de barras de 2 dígitos) no campo Tipo de dispositivo, defina o seguinte:
        • Tipo de código de barras – O padrão é código 39
        • Texto do código de barras - Um número de 2 dígitos de 01 a 80
      • Se você definir Duplo DC-646 (código de barras de 3 dígitos) no campo Tipo de dispositivo, defina o seguinte:
        • Tipo de código de barras – O padrão é código 39
        • Texto do código de barras - Um número de 3 dígitos até 250
      • Se você definir Personalizado no campo Tipo de dispositivo, defina o seguinte:
        • Tipo de código de barras – Código 39 ou Código 128
        • Texto do código de barras - Aceita uma combinação de caracteres alfanuméricos e caracteres especiais. Os caracteres especiais permitidos são '-', '.', '$', '/', '+', '%' e '[espaço]'.
      • Se você selecionar um [nome do perfil do dispositivo instalado pelo usuário] no campo Tipo de dispositivo, os valores de Tipo de código de barras e Texto do código de barras devem ser definidos de acordo com a especificação do dispositivo fornecida pelo fabricante.
    • Imprimir texto – imprime a representação numérica do código de barras na folha.

    • Deslocamento da marca – deslocamento vertical e horizontal para a posição do código de barras. O padrão para a borda de alimentação é de 5 mm e o intervalo possível é de 3 a 15 mm. O padrão para a borda direita é de 25 mm e o intervalo possível é de 25 a 42 mm.

    • Deslocamento de layout – valor para mover o layout para fora da borda de alimentação da folha para acomodar a marca de registro e o código de barras. O intervalo possível é de 0 a 30 mm.

  6. Se você especificou Cruz de registro e código de barras, especifique as configurações no painel Registro como descrito nas etapas 4 e 5.

    As configurações aplicam-se para marcas de registro e código de barras. No painel Código de barras, especifique o texto e se o texto deve ser impresso ou não.

  7. Defina Imprimir marca somente na superfície frontal da folha, se for necessário.
Termos de uso