Executar a Recalibragem sem toque
O recurso Recalibragem sem toque verifica se as tarefas utilizam uma calibragem atualizada. Se a calibragem estiver desatualizada, a Recalibragem sem toque calibrará automaticamente a tarefa com o sensor em linha.
Para obter informações sobre como ativar o recurso de calibragem sem toque na janela Configurações do Calibrador, consulte o ajuda do Fiery Calibrator.
A Recalibragem sem toque é acionada quando uma tarefa é liberada para a impressora e uma verificação é feita para detectar calibragens desatualizadas.
O painel Resumo da tarefa no Centro de tarefas da Command WorkStation exibe um aviso de calibragem (em vermelho) quando uma tarefa tem uma calibragem desatualizada.
O status de calibragem é verificado antes do envio da tarefa para impressão. Se a calibragem tornar-se desatualizada durante a impressão de uma tarefa, a tarefa não será suspensa. Recomenda-se realizar a calibragem antes de imprimir uma tarefa longa a fim de minimizar as chances de a calibragem tornar-se desatualizada enquanto a tarefa estiver sendo impressa.
Se a calibragem de uma tarefa estiver desatualizada, o servidor Fiery poderá suspender a tarefa durante a tentativa de impressão. A tarefa suspensa não é impressa, mas permanece na fila de impressos (em estado suspenso).
Tarefas em que a Recalibragem sem toque não atualiza a calibragem permanecem em estado suspenso.
Como a recalibragem sem toque automática está limitada aos modos de cores CMYK e escala de cinza, as tarefas com CMYK+ e cores de especialidades calibradas serão apenas suspensas.
Você pode liberar uma tarefa suspensa manualmente. Ao clicar duas vezes em uma tarefa suspensa, é possível imprimi-la sem atualizar a calibragem, calibrá-la manualmente ou deixá-la em estado suspenso.
A Recalibragem sem toque será mais eficiente se a bandeja sempre contiver uma quantidade de papel adequada para a medição do espectrofotômetro em linha. Quando a Recalibragem sem toque for iniciada, o software poderá encontrar automaticamente a melhor correspondência entre um papel compatível com o espectrofotômetro em linha e o papel solicitado pelas tarefas. O espectrofotômetro em linha nem sempre é compatível com o papel usado pelas tarefas.
- As Propriedades da tarefa especificam um tipo de mídia e uma bandeja explícita associada ao catálogo de papéis ou mídias
- Uma entrada específica do catálogo de papéis ou mídias
Se nenhuma das condições anteriores for atendida, a tarefa será suspensa e não será calibrada automaticamente.
- A Recalibragem sem toque usará a bandeja especificada pela tarefa se o espectrofotômetro em linha for compatível com o papel solicitado. Caso contrário, uma bandeja alternativa será selecionada automaticamente.
- Use o recurso de gerenciamento de cores em 1 etapa pelo menos uma vez para cada novo papel, a fim de evitar situações em que o perfil de saída do novo papel está definido com o valor de fábrica: "Padrão da impressora". O controle de qualidade da cor é mais preciso quando um perfil de saída específico é atribuído.
- Na guia Mídia da janela Propriedades da tarefa, defina Catálogo de papéis ou Catálogo de mídias como o nome do papel e, na guia Cor, defina o Perfil de saída como Usar configurações definidas pela tarefa.
- A calibragem do espectrofotômetro em linha consome menos papel dependendo do tamanho e da orientação do papel. Geralmente, a orientação Paisagem é a mais eficiente. Às vezes, é possível economizar materiais realizando calibragens proativas com o recurso de gerenciamento de cores em 1 etapa, por exemplo, no início do dia ou ao inserir papéis nas bandejas da impressora. No Centro de tarefas da Command WorkStation, associe cada bandeja a uma entrada do catálogo de papéis ou mídias.
Tipos de tarefas afetadas pelo limite de calibragem
O servidor Fiery pode determinar se a calibragem está desatualizada na maioria das tarefas, incluindo:
-
Tarefas enviadas de um aplicativo que usa o driver de impressora Fiery PostScript.
-
Somente PostScript impresso e tarefas PostScript, PDF e TIFF importadas.
-
Tarefas processadas (inclusive tarefas VPS e VIPP processadas).
O servidor Fiery não pode determinar se a calibragem está desatualizada e, portanto, não suspenderá os seguintes tipos de tarefas:
-
Tarefas enviadas de um aplicativo sem o uso do driver de impressora Fiery PostScript. Isso inclui tarefas VPS e VIPP que não foram processadas.
É recomendado usar o recurso de gerenciamento de cores em 1 etapa para calibrar os papéis usados pelas tarefas VDP.
-
Tarefas enviadas por meio de conexão direta. Esses tipos de tarefas não podem ser suspensas em nenhum caso.
Além disso, o servidor Fiery não verifica a calibragem de tarefas que foram impressas com o comando Forçar impressão. O comando Forçar impressão pode ser usado em tarefas que foram suspensas em função de incompatibilidade da tarefa (o papel ou acabamento necessário para a tarefa não estava disponível). Como a impressão desses tipos de tarefas é forçada, elas não são verificadas em relação à calibragem.
Agora, assista ao vídeo aqui.