Sobreimpressão de cor especial
A opção de impressão Sobreimpressão de cor especial define como duas ou mais cores especiais se comportarão quando impressas em cima da outra.
Normalmente, quando dois objetos coloridos diferentes se sobrepõem, há um efeito de remoção. Elas não serão impressas uma sobre a outra. Imprimir intencionalmente uma camada de tinta em cima da outra é conhecida como sobreimpressão. A configuração de sobreimpressão define como duas ou mais cores especiais se comportarão quando impressas uma em cima da outra.
Uma configuração mais alta resulta em uma impressão mais escura. Por exemplo, um valor de sobreimpressão de 100% significa que as cores serão completamente adicionadas umas às outras - algo que não é possível em uma impressora adequada. Uma configuração mais baixa resulta em impressões mais leves porque as cores parecem mais opacas e escondem partes de outras cores.
As configurações de opção de impressão Sobreimpressão de cor especial especificam os diferentes métodos que podem ser usados para adicionar cores especiais a uma determinada cor de fundo ou em cima de outras cores especiais. O método utilizado para a sobreimpressão de cores especiais define o comportamento da sobreimpressão.
Os seguintes métodos estão disponíveis:
- Padrão – A configuração Padrão usa adição CMYK, que é a maneira mais comum de calcular a cor resultante para uma sobreimpressão de duas cores especiais ou de uma cor especial com cores de processo. Os valores finais do canal são o resultado da adição por canal dos valores de cor de fundo e cor especial.
- Intenso – A configuração Intenso usa cálculo de sobreimpressão no espaço de cores L*a*b* ou XYZ e usa valores de cor numéricos com base nos perfis de cores reais do dispositivo de saída. É mais preciso e evita os erros típicos de fixação que podem ser vistos com a configuração Padrão.
- Natural – A configuração Natural permite que os canais de cores especiais sejam mesclados nas cores do processo pelo usuário durante a criação do documento. Com este método, todos os canais são convertidos em RGB e, em seguida, os componentes R, G e B são multiplicados em um valor RGB resultante.