Nesta etapa, você pode limitar a tinta no ponto em que a impressora atinge sua densidade de cor máxima e criar um arquivo de calibragem. A quantidade de tinta afeta o tamanho do gamut de calibragem.
Se você sabe que o excesso de tinta é um problema, você pode reduzir manualmente os limites de tinta antes de imprimir o gráfico para evitar possíveis problemas de sangramento e enrugamento e para garantir que o gráfico possa ser medido com sucesso. Selecione Imprimir com limites de pré-tinta por canal e clique em Limites de pré-tinta. No entanto, em caso de dúvida, é recomendável não aplicar limites de pré-tinta antes de imprimir, pois isso pode reduzir visivelmente o gamut alcançável.
Nota: Para determinadas impressoras e resoluções, os limites de pré-tinta foram aplicados a todas as resoluções de 1.000 dpi para que a gama padrão em 1.000 dpi seja quase a mesma que a gama em 600 dpi. Isso permite alinhar facilmente a cor de ambas as resoluções. No entanto, se você quiser usar todos os recursos de gamut do modo dpi 1000 (por exemplo, para mídia retroiluminada), redefina todos os limites de pré-tinta para a resolução de 1000 dpi a 100%.
-
Clique em Imprimir.
O Color Tools cria arquivos de impressão nas pasta de exportação especificadas.
-
Carregue os arquivos de impressão na impressora.
Para calibrar o canal branco para impressão em mídia preta ou transparente, você deve configurar a impressão em camadas para cada tarefa na estação de impressão antes de imprimir os gráficos.
Consulte o guia de operações da sua impressora para obter detalhes sobre como imprimir tarefas multicamadas. Para impressoras EFI VUTEk 3r+/5r+, 32r+ e D3R/D5R, consulte Criação de perfil de várias camadas com o Fiery XF. Esses documentos estão disponíveis em https://inkjet.support.efi.com.
-
Imprima os gráficos.
Somente impressoras VUTEk: use as opções de impressão de cada tarefa multicamada para definir o nível de suavização e as margens, etc.
Use a configuração de traçado duplo para aumentar densidade da tinta se necessário. Como essa configuração tem um alto impacto na saída de cores, é recomendável incluir "traçado duplo" no nome do arquivo de calibragem.
-
Siga as instruções na tela para medir o gráfico.
-
Clique em Mostrar amostras (opcional).
Ao mover o ponteiro sobre uma amostra, você pode ver seu valor L*a*b*. Cada amostra é dividida ao longo da diagonal. A área superior esquerda mostra a cor esperada, a área inferior direita mostra a cor medida.
Você pode visualizar as amostras de cores de todas as etapas do procedimento de calibragem que exigem a medição de gráficos impressos.
-
Revise a configuração de tinta normal/luz.
Com base nos valores de Tinta normal, Início de tinta normal, Tinta clara em tom completo e Ganho do ponto em 50%, Color Tools calcula a croma máxima alcançável (*C) para as tintas CMY e o valor L* mínimo possível (0) para Preto.
Ao desmarcar as caixas de seleção Automático, você pode testar as configurações de luz/normal para encontrar a combinação que alcança o melhor equilíbrio entre saturação e consumo de tinta, além de manter gradações suaves. Os valores de croma e consumo de tinta são atualizados automaticamente quando você pressiona <Enter>.
-
Clique em Imprimir referência visual (opcional) e verifique as gradações de cor primárias.
- Verifique se há uma transição suave no ponto de início da tinta normal.
- Verifique a cobertura total de tinta nas áreas de tom total.
-
Clique em Avançar.