O primeiro passo para calibrar a impressora é criar as configurações de impressora, mídia tinta e de saída. É possível calibrar muitos de canais tinta diferentes.
Antes de começar, conecte o dispositivo de medição ao computador.
Não é possível calibrar o canal de tinta transparente, mas você pode controlar a quantidade de tinta transparente definindo um limite de tinta em uma etapa posterior.
Nota:
A EFI fornece um documento separado que explica como criar e implementar arquivos de calibragem G7. Para obter mais informações, acesse a Base de conhecimento da EFI.
Nota:
Você pode salvar qualquer etapa do procedimento de calibragem selecionando . O arquivo de calibragem é salvo na pasta Trabalho. É possível carregar o arquivo de calibragem nesta pasta posteriormente para continuar com a calibragem. A ferramenta de calibragem da impressora é exibida na etapa que foi editada pela última vez.
Também é possível carregar um arquivo de calibragem final. Nesse caso, a ferramenta de calibragem da impressora abre na janela Resumo para permitir visualizar as condições de impressão em que o arquivo de calibragem foi criado.
- Selecione a impressora, o tipo de impressora e o tipo de tinta.
Por padrão, o Color Tools cria uma calibragem de branco genérica para impressoras compatíveis com tinta branca. Ela é aplicada automaticamente quando as configurações de tinta branca da impressora são selecionadas no Server Manager. A calibragem de branco genérica geralmente torna desnecessária a calibragem do canal de branco. Para criar uma calibragem com uma calibragem de branco genérica, selecione um tipo de impressora que não contenha tinta branca no nome. No entanto, se você notar muito ganho de ponto ao imprimir gradações de branco, poderá criar uma calibragem de branco personalizada selecionando uma impressora com "Branco" no nome.
Não é possível calibrar o canal de branco de todas as impressoras. Nesse caso, você pode melhorar a qualidade de saída aplicando um arquivo de correção visual
Alguns modelos de impressora são compatíveis com mais de um tipo de tinta. Selecione o tipo de tinta correto.
-
Selecione o dispositivo de medição.
As configurações específicas do dispositivo estão disponíveis para alguns dispositivos de medição.
Se a impressora tiver um dispositivo de medição incorporado, marque as caixas de seleção apropriadas se desejar que o Color Tools crie um arquivo de calibragem e um perfil de mídia automaticamente.
-
Selecione uma intenção de calibragem (somente calibragem padrão).
-
Prova: calcula automaticamente a limitação tinta, com base no gamut de cores de deslocamento (papel couchê).
-
Foto ou produção: calcula automaticamente o melhor valor de saturação para o maior gamut de cores possível adicionando tinta clara mais cedo e em maiores quantidades nas áreas de tom completo.
-
Digite um nome para o arquivo de calibragem (opcional).
O nome padrão é gerado a partir do modelo da impressora, da resolução, da data e da hora. É possível digitar um nome personalizado desmarcando a caixa de seleção Gerar nome a partir das configurações.
-
Em Configurações de mídia, faça o seguinte:
-
Selecione os tipo de mídia que melhor correspondem à mídia na impressora.
-
Selecione um nome de mídia ou um tipo em um nome personalizado. Este é o nome que você seleciona posteriormente no Server Manager.
-
Digite os valores reais para ajustar a alimentação de mídia para o destino (opcional).
O Command WorkStation ajuda a resolver as faixas horizontais ajustando o tamanho da saída de suas impressões. Se você tiver impresso e medido anteriormente o arquivo Lineal_01.ps fornecido com o software, será possível incorporar o resultado ao arquivo de calibragem.
-
Em Configurações de saída, faça o seguinte:
-
Resolução - Selecione a resolução alvo. Resoluções mais altas levam à melhor qualidade de impressão, mas afetam o processamento e o desempenho da impressão.
Se você quiser incorporar um arquivo de tela, certifique-se de selecionar a mesma resolução aqui.
-
Modo de impressão - O modo de impressão define a qualidade da saída. Os modos de impressão são específicos da impressora e também dependem da resolução selecionada.
-
Direção da impressão - A impressão bidirecional é mais rápida que a impressão unidirecional, pois o cabeçote de impressão imprime nas duas direções. No entanto, a impressão unidirecional alcança resultados mais precisos. Nem todas as impressoras são compatíveis com impressão bidirecional.
-
Meio-tom- Para impressoras de tom contínuo, o método de meio-tom do fabricante da impressora é selecionado por padrão.
Para impressoras sem tom contínuo, selecione Difusão de erro (SE1) para qualidade máxima ou selecione Meio-tom estocástico (SE2) para uma velocidade de processamento mais rápida ou para uma tamanho do ponto variável.
-
Modo de cor - Verifique se o número de tintas e as cores tinta estão corretas para sua impressora.
-
Tamanho do ponto - Algumas impressoras aceitam dois tamanhos de ponto: Fixo significa que cada ponto tem o tamanho de uma gota de tinta. Escala de cinza significa que as gotas de tinta têm tamanhos variáveis.
-
Triagem — Se você tiver criado anteriormente um arquivo de triagem usando uma versão herdada do Fiery XF, poderá incorporá-lo ao arquivo de calibragem. O arquivo de triagem deve estar localizado na pasta de triagem em C:\ProgramData\EFI\EFI XF\Server. Selecione Triagem como o método de meio-tom e, em seguida, selecione o arquivo de triagem.
-
Selecione Incluir etapa de "Equilíbrio de cinza" para cinzas neutros mesmo sem gerenciamento de cores (opcional) (somente calibragem avançada).
Essa configuração equilibra as curvas C, M e Y para produzir cinzas neutros mesmo antes da criação do perfil de mídia.
-
Selecione Incluir a etapa de "Controle de qualidade" para comparações de gamut (opcional) (somente calibragem avançada).
Essa configuração cria dados L*a*b* para cores sólidas e permite avaliar o gamut do arquivo de calibragem e compará-lo a um perfil de referência, como GRACoL ou ISOcoated_v2, ou a um perfil personalizado antes de criar um perfil de mídia.
-
Clique em Avançado (opcional) (somente calibragem padrão).
Na janela Avançado, você pode definir a porcentagem de tintas claras nas cores sólidas.
-
Clique em Avançar.
Agora, assista aos vídeos:
Para calibragens avançadas, clique aqui.
Para calibragens de driver de impressora CT, clique aqui.
Para calibragens de driver de impressora HT, clique aqui.
Para calibragens de driver de impressora RGB, clique aqui.
Para obter mais informações, consulte o Guia avançado de calibragem e criação de perfil em http://help.efi.com/fieryxf.