Reduzir para ajustar – tamanho da folha ou área imprimível?
A opção Reduzir para ajustar disponibiliza duas maneiras de reduzir as páginas do seu documento – reduzir para ajustar o tamanho da folha, ou reduzir para ajustar a área imprimível.
Cada uma das opções Reduzir para ajustar tem prós e contras.
Reduzir para ajustar – Tamanho da folha maximiza o uso do tamanho do papel durante o cálculo do fator de escala. Contudo, devido ao layout do conteúdo no documento original, a escala pode não produzir o resultado desejado. O recorte do conteúdo pode ocorrer.
Reduzir para ajustar – Área imprimível usa a área imprimível do tamanho do papel, por isso, não ocorrerá o recorte do conteúdo. Contudo, o conteúdo do documento será mais reduzido do que com a seleção de tamanho da folha.
Veja abaixo uma ilustração dos efeitos das diferentes escolhas.
A primeira imagem mostra dois documentos, ambos com o mesmo tamanho de página, mas com um layout diferente.
1 | Documento original com margens grandes nas quatro bordas |
2 | Documento original com conteúdo que se estende quase até as quatro bordas |
A segunda imagem mostra a folha com a área imprimível exibida em branco.
A terceira imagem mostra o efeito de selecionar a opção Reduzir para ajustar – Tamanho da folha. Embora o documento com margens grandes se ajuste à área imprimível, o documento com margens pequenas terá o conteúdo recortado quando for imposto e impresso.
A quarta imagem mostra o que acontece quando você seleciona Reduzir para ajustar – Área imprimível para o documento com as margens pequenas. Todo o conteúdo será impresso, mas acabará com margens maiores (mais espaço branco) nas bordas superior e inferior.